A carne de porco é mais nutritiva do que muitas pessoas podem imaginar. Ela é uma potência de vitaminas e minerais essenciais. Apenas 85 gramas desta carne magra cozida cobrem mais de um terço da necessidade diária de niacina, vitamina B6, tiamina e selênio.

Mesmo assim, até hoje as pessoas se perguntam se carne de porco faz mal à saúde, se grávida pode comer carne de porco, se carne de porco é remosa, entre várias outras perguntas que associam este alimento com problemas à saúde.

Ela é considerada a carne vermelha mais consumida em todo o mundo, especialmente no leste asiático, porém em certas religiões como no Judaismo e Islã o seu consumo é proibido, sendo inclusive proibida em muitos países islâmicos.

Embora o ideal seja consumi-la sem ser processada, existem muitos produtos fabricados com carne de porco processada, como presunto, bacon, carne de porco defumada, linguiças e salsichas.

 

Informações Nutricionais

Uma porção de 100 gramas de carne de porco contém:

 

Benefícios da carne de porco para a saúde e boa forma

Como você pode ver a carne de porco é rica em várias vitaminas e minerais além de proteínas de alta qualidade.

Quando cozida adequadamente ela pode ser uma parte excelente de uma dieta saudável. Por isso, veja agora seus benefícios para a saúde e boa forma e para que serve a carne de porco.

 

1. Melhora o desempenho durante o exercício físico

O consumo de carne de porco pode melhorar a função muscular e o seu desempenho físico, pois além de ser rica em proteínas de alta qualidade, ela contém uma variedade de nutrientes saudáveis que são benéficos para os músculos.

Entre esses nutrientes estão a creatina, taurina e beta-alanina.

A beta-alanina é um aminoácido que o corpo utiliza para produzir carnosina, o que é muito importante para a função muscular.

De fato, altos níveis de carnosina nos músculos das pessoas têm sido associados à uma fadiga menor e melhor desempenho físico.

Pessoas que seguem dietas veganas ou vegetarianas têm um baixo teor de beta-alanina, o que reduz a quantidade de carnosina nos músculos ao longo do tempo.

Por outro lado, a alta ingestão de beta-alalina, inclusive a parte de suplementos, aumenta os níveis de carnosina muscular.

Sendo assim, comer carne de porco ou outras fontes ricas de beta-alanina pode ser benéfico para as pessoas que desejam maximizar o seu desempenho físico.

 

2. Manutenção da massa muscular

Assim como a maioria dos alimentos de origem animal, a carne de porco é uma excelente fonte de proteína de alta qualidade e por isso um dos seus benefícios é a manutenção da massa muscular.

Com a idade, manter a sua massa muscular é muito importante para a saúde, já que sem exercícios e dieta adequada, ela degenera naturalmente à medida que a pessoa envelhece.

Essa mudança está associada a muitos problemas de saúde relacionados ao envelhecimento.

Nos casos mais graves, a perda de massa muscular leva a uma condição de saúde chamada sarcopenia, que é caracterizada por níveis muitos baixos de massa muscular e redução da qualidade de vida.

A sarcopenia é mais comum em adultos mais velhos e a ingestão inadequada de proteínas de alta qualidade pode acelerar a degeneração muscular relacionada à idade aumentando o risco desta doença.

Comer carne de porco ou outros alimentos ricos em proteínas é uma excelente maneira de garantir a ingestão suficiente de proteínas de alta qualidade que podem ajudar a preservar a massa muscular.

 

Outros benefícios da carne de porco para a saúde são:

Basicamente, a carne de porco faz bem para os olhos, pele, ossos, sangue, sistema nervoso, desempenho físico e mental e a sua ingestão garante uma imunidade melhor para o organismo devido à presença de antioxidantes essenciais.

 

 

 

Fonte: https://www.mundoboaforma.com.br/